Avaliação de Doações
Nosso sistema de avaliação de doações foi desenvolvido a fim de garantir a qualidade dos livros que são inseridos no acervo da biblioteca e promover o melhor aproveitamento dos demais. Sempre com atenção as questões ambientais, respeito aos direitos autorais de cada obra e as ações necessárias para a guarda de documentos importantes para a história do município.
ATENÇÃO:
1- Não temos transporte para buscar doações. Recebemos somente as doações que são entregues na Biblioteca Pública.
2 - Não temos como receber grandes quantidades de materiais, uma vez que nosso espaço físico é limitado.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com a biblioteca por telefone, e-mail ou pessoalmente.
Caro doador, nosso sistema de avaliação funciona da seguinte forma:
Recebimento e avaliação
Assim que o material chega as nossas mãos, pessoas com conhecimento técnico, apoiadas por estatísticas de uso do acervo, recomendações de descarte fornecidas pelo MEC e considerando os direitos autorais de cada obra, fazem a avaliação das doações, e depois decidem qual o direcionamento mais adequado.
Livros inseridos no acervo
O material em bom estado de conservação, com temas atualizados e relevantes ao interesse da comunidade, ou importantes para a história do município, são higienizados, catalogados e inseridos no acervo da biblioteca.
Pegue e Leve
As obras recebidas que estão em bom ou regular estado de conservação, porém que não são de hábitos de leitura da comunidade ou que foge do interesse geral, além de obras em bom ou regular estado de conservação na qual já possuímos em grande quantidade no acervo. O serviço de "pegue e leve" é espaço que disponibilizamos para que a comunidade leve o material para si sem precisar emprestá-lo.
Doações para escolas e instituições educacionais, carcerária ou Ongs.
O material doado em bom ou regular estado de conservação, porém que não são de hábitos de leitura da comunidade ou que foge do interesse geral, além de obras em bom ou regular estado de conservação na qual já possuímos em grande quantidade no acervo.
Venda de papel
Materiais e fontes de informações que antigamente eram imprescindíveis para pesquisa e hoje com o advento da internet já se encontram obsoletas (ex: enciclopédias, dicionários antigos, livros didáticos desatualizados, etc) e materiais que não estão em bom estado de conservação, como por exemplo: livros molhados e consequentemente com mofo, livros com a presença de traças, com folhas em estado avançado de deterioração, com folhas em falta, rasurados de caneta, impressões de documentos pessoais. Estes são acumulados, para a venda em empresas de recolha de papel. Este tipo de empresa compra papel preto e branco ou colorido e o recicla desenvolvendo ações de reciclagem para reaproveitamento do material.
O dinheiro arrecadado neste tipo de serviço é revertido em melhorias e novos materiais para a biblioteca pública.